segunda-feira, 23 de maio de 2011

Plantas e flores como cuidar

Estava meio sumida :) falta de tempo!!! resolvi atualizar. Eu escrevo o blog basicamente pra mim, com dicas de coisas que acho interessante, coisas que aprendi e uma coisa que eu AMO são plantas!! elas dão vida e um charme pra nossos lares, seja um vaso grande na sala ou um vasinho na janela uma casa com flor é uma casa mais bonita! então resolvi escrever sobre algumas flores e como cuidar delas!!


Margaridas


Uma das flores de mais fácil cultivo é a margarida! sem falar que dá um charme ao seu jardim etc.
basta rega-las diariamente e deixa-las expostas ao sol! elas adoram o sol!!!


Orquídeas

 

também conhecidas como "planta da vovó" né? hahaha. essa flor é meio enjoada! ela não SUPOOOORTA muita àgua!! prefere ficar seca do que encharcaaada de àgua! portanto  se vc regar demais ela morre! não regue todo dia! ela morre porque cria alguns fungos que apodrecem sua raíz! então como fazer pra cuidar dessa linda flor? é simples! enfie o dedo na terra onde ela está plantada (lógico né dããã!) e se a terra ainda estiver umida NÃO REGUE! se estiver seca coloque àgua até que ela escorra para o pratinho embaixo dela!! faça isso a cada 3 dias (mais ou menos! depende do tamanho da flor)


Bonsai



O bonsai!! nossa, como é magnifico! mas é um pouco confuso na hora de cuidar não é mesmo? você compra aquele bonsai lindo e imponente passa uns dias e observa as folhas caindo! e a planta morrendo!! mas por que??! o que estamos fazendo de errado?? eu rego.. até falo com a planta meu DEUSSS!! calma! vamos aprender a cuidar dessa preciosidade!
primeiramente, o Bonsai precisa de luz!! deixe ele em um ambiente arejado e ilumidado! (leia-se pela luz do SOL) pois o bonsai como muitas plantas, se alimenta pela fotosíntese! (lembra das aulas de ciência?) mas também nao vai deixar o pobre TOSTANDO no sol né?! ele não gosta de luz muito forte e nem muito fraca! escritórios, ambientes com ar condicionado costuma ser fataisss para o bonsai!!! e também não coloque-o sobre eletrodomésticos!
Teste rápido: (tirei essa informação de um site de como cuidar de plantas que não lembro o nome) "Se as folhas estiverem amarelando, é sinal de excesso de luz. Folhas muito escuras podem indicar falta de luz. Mova a planta até que ela se estabilize. Normalmente deixar seu bonsai dentro de casa não é uma boa opção, pois as condições de luminosidade não são adequadas. Mas algumas espécies se adaptam melhor em ambientes internos, como algumas plantas cítricas, oliveiras e camélias".
o bonsai assim como a orquídea é meio enjoado com àgua, ele não gosta de àgua em excesso, porém não gosta de passar sede!! não regue seu bonsai se a terra estiver umida! porém não espere a terra ficar seca pra rega-lo, quando ela estiver quaaaaaaaaase seca coloque àgua, mas nao encharque! e também não esqueça de regar seu bonsai de acordo com o clima: se estiver frio ou um ambiente agradável regue ele 1 vez por dia ou até mesmo 1 vez a cada 2 dias (se você observar que a terra dele ainda está umida né?) em dias quentes porém regue com mais frequencia! regue de uma a 2 vezes por dia (geralmente de manhã e no fim da tarde!)


Samambaia


 

Como não sei nada sobre samambaia (apesar de achar uma plantaLINDA) retirei de um site algumas informações sobre ela:

Samambaia são plantas muito bonitas para tem em casa e ficam muito bem na decoração. Para ter uma planta bem verde é preciso tomar algumas providências. Samambaias sempre verdes e bonitas em vasos e como cuidar, como podar, como adubar e como molhar
Para manter um vaso de samambaias sempre verde e cheio de folhas, é preciso alguns cuidados. Veja quais são:
Local. Samambaias não gostam de sol forte. O ideal é manter o vaso em local iluminado que pegue um pouco de sol de manhã. Essas plantas também são muito sensíveis ao vento, particularmente a samambaia-de-metro.
Regas. São feitas de duas a três vezes por semana (no verão, as samambaias precisam mais água do que no inverno). Molhe o xaxim por igual, tomando cuidado para não encharcar, o que poderia causar apodrecimento da raiz. O segredo é nunca deixar o xaxim totalmente seco. As samambaias gostam de receber um chuvisco sobre as folhas.
Podas. Quando aparecem folhas amarelas, faça uma poda, abrindo espaço para as brotações. As mudas que surgirem da extensão do rizoma (caule subterrâneo) devem ser retiradas, evitando-se que a planta cresça demais e tenha que ser transplantada para um vaso maior. A renda-portuguesa e a samambaia-de-metro queimam com o frio; portanto, recomenda-se podá-las inteiramente antes de o inverno chegar ou deixá-las em local mais quente durante a estação fria. Depois, elas brotam vigorosas.
Adubação. Não deve ser realizada na época do plantio pois pode causar deficiências nas raízes. Um mês após a muda passar para o vaso definitivo, faz-se adubação leve com 2 colheres (sopa) de torta de mamona e farinha de osso, repetindo a cada 40 dias. A adubação líquida é feita de 15 em 15 dias.
Pragas. É comum aparecerem lagartas que comem as folhas. Faça uma catação manual. Contra pulgões e ácaros, pulverize com calda de fumo para afastá-los. Se eles aparecerem na planta, corte as folhas afetadas tentando evitar que a doença se alastre. Para eliminar, só pulverizando com inseticida.
Mudas. A maneira mais fácil de fazer uma muda de samambaia é com parte do rizoma. Em algumas espécies, ele é um filamento, como ocorre nas samambaias-americana, de metro e rabo-de-peixe; em outras, parece o rabo de um bicho peludo. É o caso da mandaiana e das rendas portuguesa e francesa. No primeiro tipo, o rizoma lança novas mudas periodicamente (na rabo-de-peixe é mais raro). Quando isso acontece, retire a muda cuidadosamente, cortando as folhas grandes na metade e tomando cuidado para não danificar os brotos. A seguir, plante-a em outro vaso. Quando os rizomas são do segundo tipo, formam um emaranhado compacto. Para fazer a muda, corta-se um pedaço, de preferência que esteja com broto, espetando-o em um vaso com substrato.
A melhor época para tirar mudas é no verão. Faça o plantio inicialmente em um vaso pequeno pois, se a planta for colocada logo em um vaso grande, as raízes vão se espalhar, soltando poucos brotos. Depois de dois meses, transfira para o vaso definitivo. O substrato mais usado é o pó de xaxim. Hoje em dia, passou a ser usual misturá-lo com fibra de coco, turfa e vermiculita.
Fonte: Takashi Kadoguchi, produtor de samambaias de Atibaia, SP






Tulipas



Tulipas são lindas demais né? variedade de cores incrível!!! as tulipas são flores relativamente fáceis de cultivar. elas gostam de sol mas não em excesso então plante as tulipas em um lugar que não bata sol constantemente e que de preferencia só bata sol pela manhã! elas precisam de adubo! adube-as 2 vezes ao ano: quando elas florecerem na primavera Em seguida, adicione uma pequena dose de adubo no final da temporada em fevereiro ou março, Revolva um pouco o solo na base dos bulbos das plantas, em seguida salpique um pouco de cristais de fertilizante.
regue as tulipas com frequencia!! geralmente uma vez por mês! porém se você mora em um lugar que chove com frequência observe a necessidade de rega-las olhando o solo (como ensinei anteriormente)
Corte as partes mortas. Quando as flores começarem a murchar e morrer, cortar as plantas alguns centímetros para baixo no caule, de modo que se separem do resto da planta.


bem, só li sobre essas plantas pois são minhas prediletas!! sugestões são bem-vindas :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário